As ocupações Esperança, Helena Grego, Rosa Leão e Vitória compõem a chamada Região da Izidora, localizada em vetor de expansão urbana de Belo Horizonte que vem recebendo vultuosos investimentos públicos: a Cidade Administrativa do Estado de Minas Gerais, a Linha Verde, a transformação do Aeroporto de Confins em terminal industrial. A região foi ocupada pelas ocupações Esperança, Rosa Leão e Vitória em 2013 e atualmente ela é palco do conflito fundiário que envolve as cerca de 6.000 famílias moradoras, a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e a empresa Direcional Engenharia. Estas últimas são parceiras em um empreendimento imobiliário, a ser construído no terreno onde estão as ocupações Vitória e Esperança, conhecido como Granja Werneck. A Região da Izidora é também conhecida como Granja Werneck. Entretanto, a Granja Werneck é uma parte dessa Região, que abrange parte do terreno onde se encontram as ocupações Esperança e Vitória.
O território dessas ocupações é autoproduzido. Os moradores organizam-se para traçar lotes, quadras e ruas, para definir espaços destinados a equipamentos (em geral centro comunitário, mas também igreja, ou creche, ou ainda horta comunitária), para prover o abastecimento de água (captação direta) e de energia (o denominado gato), a coleta de esgoto (a céu aberto ou por meio de fossas), a coleta de lixo (manual, sendo o lixo transportado para caçambas ou terrenos situados nas proximidades das ruas de acesso, onde há o serviço público de coleta), e para construir suas próprias casas (em geral em alvenaria, com uso de material reaproveitado). Fazem tudo isso usando seus próprios recursos e em processo de negociação interna e externa, sob pressão econômica e política extrema.
A ocupação Rosa Leão localiza-se ao lado do bairro Zilah Sposito, nos limites dos municípios de Santa Luzia e Belo Horizonte. Desde o seu início, a ocupação recebe apoio de movimentos sociais, como as Brigadas Ppopulares, MLB e CTP. Em 2014, a ocupação solicitou assessoria técnica das Arquitetas Sem Fronteiras (ASF). O Escritório de Integração atua no território desde este período.
Lorem ipsum Dolor sit amet Nonummy Nibh euismod
Consectetuer Adipiscing elit Sed diam
Laoreet dolore Magna aliquam Erat volutpat
Nonummy Nibh euismod
Nibh euismod Tincidunt ut
Laoreet dolore
Dolor sit amet Nonummy